Sejam bem-vindos!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Uma dica!


       Apesar de muitos pensadores da educação condenaram o decoreba, vou postar aqui uma dica para quem já entendeu um pouco de periodicidade da tabela periódica, mas ainda quer saber uma técnica de memorização da sequência de eletronegatividade. Veja a imagem abaixo.
       Para não cometer o crime contra a sua aprendizagem, irei esclarecer o que significa eletronegatividade. "Não adianta memorizarmos o que não entendemos, pois o que não é assimilado sob um olhar crítico do mundo é interpretado como lixo ou um vírus no nosso cérebro".
      Vamos APRENDER:
Eletronegatividade é a propriedade que um elemento tem de atrair para si um par de elétrons compartilhados em uma ligação química. Essa propriedade é tanto maior quanto menor o tamanho de um átomo e maior sua carga nuclear efetiva (medida pela diferença entre o número atômico e os elétrons mais internos). Assim, dentre todos os elementos, o flúor é o mais eletronegativo já que possui carga nuclear efetiva C.N.E= 9-2= 7 e tamanho menor entre os halogênios. 
       Assim se pode analisar a tabela periódica vendo uma sequência de eletronegatividade crescente ou descrescente (caso apresentado na figura).
 
 

← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário