Sejam bem-vindos!

terça-feira, 25 de novembro de 2014

PIBID-Química realiza I Ciclo de Seminários sobre Educação Química


Figura 01. Bolsistas no I Ciclo de Seminários
    Na tarde dessa Terça Feira, dia 25 de Novembro, o Subprojeto de Química do PIBID-UVA realizou a primeira etapa do I Ciclo de Seminários sobre Educação Química. Apresentaram-se, na oportunidade, os grupos de ação das três escolas parceiras desse grupo: 



  • O grupo vespertino do CERE – Pref. José Euclides Ferreira Gomes Junior, que teve como comunicador a bolsista Cristiane Alves;
  • o grupo vespertino da E. E. F. M. Professora Carmosina Ferreira Gomes, que teve como comunicador o bolsista Francisco Fernando Silveira; 
  • e o grupo matutino da E. E. F. M. Professor Luís Felipe, que teve como comunicador a bolsista Séfora Bezerra Silva.



       O primeiro grupo apresentou um trabalho com o tema "Analogias nos modelos atômicos de Thomson e Bohr", discutindo as potencialidades das analogias na compreensão de conceitos abstratos da Química (especificamente modelos atômicos), bem como as dificuldades que surgem em algumas situações do uso desse recurso.
Figura 02. Bolsista Cristiane Alves apresentando trabalho.

        O segundo grupo apresentou um trabalho abordando a Química dos agrotóxicos, discutindo dados alarmantes sobre o uso indiscriminado desses químicos na agropecuária.
Figura 03. Bolsista Fco Fernando em sua apresentação
    O terceiro e último grupo apresentou um trabalho intitulado "Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada", que defendia o uso de experimentos investigativos como metodologia didática e pedagógica no ensino de Química, ao mesmo tempo em que discutiu uma pesquisa feita por pós-graduandos da Universidade Federal de São Carlos, divulgada na Revista Química Nova na Escola.
Figura 04. Bolsista Séfora apresentando em seu seminário
          O Ciclo de seminários objetiva familiarizar os bolsistas com as pesquisas mais atuais na área de ensino de Química, ao mesmo tempo em que suscita debates sobre novas metodologias a serem utilizadas na ação dos bolsistas.
            O Ciclo continua na próxima Terça-Feira, dia 02 de Dezembro, em uma das salas vizinhas à Coordenação do Curso de Química, à partir das 14 horas. Sintam-se convidados!
Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário